Objetivos

GERAIS

  1. Identificar ações científicas para o desenvolvimento de pesquisa sobre a Companhia de Jesus;
  2. Disseminar os estudos internacionais sobre os Jesuítas, dando prioridade aos produzidos por membros do SIEJ;
  3. Suporte e desenvolvimento de pesquisa de uma metodologia interdisciplinar sobre a Companhia de Jesus;
  4. Angariar recursos financeiros, através de parcerias com instituições académicas e organizações internacionais, especialmente ao nível Europeu através da filantropia científica e cultural, de acordo com a legislação aplicável, para patrocínio de projetos de investigação, com a atribuição de bolsas de estudo para Doutoramento e Pós-Doutoramento e premiando os melhores trabalhos realizados por jovens investigadores.

ESPECÍFICOS

  1. Promover o intercâmbio de investigadores e professores que estudam e ensinam no domínio ligado à História da Companhia de Jesus.
  2. Estimular ações pedagógicas, através do ensino formal e de outras modalidades, para dar a conhecer este domínio de investigação e a sua fecundidade em favor da compreensão dos mundos modernos e contemporâneos.
  3. Desenvolver ações científicas: colóquios, congressos, encontros, exposições, em parceria com outras instituições.
  4. Criar e alimentar um portal na internet com conteúdos em diversas línguas.
  5. Promover edições críticas online para constituir progressivamente uma “biblioteca jesuíta.
  6. Construir uma bibliografia online especializada nos estudos jesuítas.

MÉTODO DE TRABALHO

  1. constituição de uma comissão executiva;
  2. constituição de um conselho científico;
  3. criação da associação SIEJ;
  4. criação de um portal na internet;
  5. apresentação de um primeiro programa de ação proposto pela comissão executiva em concertação com a comissão científica.

O conjunto destes objetivos foi concebido num espírito de cooperação estreita, por um lado, com o Institute for Advanced Jesuit Studies, recentemente constituído no Boston College, e por outro lado, com a revista do Archivum Historicum Societatis Iesu de Roma. O espírito de iniciativa da SIEJ é o de uma associação sediada na Europa e independente da Companhia de Jesus; será, no entanto, essencial para construir uma cooperação privilegiada com a investigação sul e norte americana, que se configura como sendo de envergadura mundial, e também com os trabalhos produzidos pelos historiadores jesuítas.